Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
Análise do Desenvolvimento infantil
Leticia dos Santos Stropper, Elisabete Beatriz Maldaner

Última alteração: 19-06-2018

Resumo


Letícia dos Santos Stropper ¹

Elisabete Beatriz Maldaner²

 

 

Há muito tempo o desenvolvimento infantil vem sendo estudado por diversos pesquisadores, porém há uma necessidade maior em analisar cada criança em seu desenvolvimento único e exclusivo, para poder maximizar o seu futuro bem-estar. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento de uma criança de acordo com a teoria dos seguintes autores: Lawrence Kohlberg, Donald Winnicott, Erik Erikson, John Bowlby, Jean Piaget e Freud. Este estudo, de cunho qualitativo, foi realizado com a aplicação de uma entrevista semi-estruturada dirigida à mãe da criança, que previamente assinou o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e outra entrevista estruturada, contendo dilemas morais hipotéticos de Lawrence Kohlberg, que foi direcionada à criança além de uma observação assistemática após a assinatura do Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE). Para a realização da análise dos dados coletados, foram utilizados livros, artigos e trabalhos científicos. Os resultados mostraram que a criança está com um bom desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e social para a fase em que se encontra, mas com uma demora dela para realização do complexo de édipo. A fase da infância, assim como as demais fases, é um processo que apresenta características únicas, baseadas nas experiências individuais e singulares de cada indivíduo. O modo como a criança enfrenta a transição dos estágios no seu desenvolvimento terão influência direta na sua qualidade de vida, e assim, o crescer pode ter um significado diferente na vida de cada indivíduo, pois cada um tem a sua subjetividade, e o que as pessoas irão se tornar dependerá de como tudo aconteceu nesse processo de desenvolvimento.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Observação de uma Criança, Psiquismo Infantil.

 

¹ Acadêmico da disciplina de Ciclo Vital do curso de Psicologia da Instituição Ulbra Guaíba. Mail: marcacao@cerrograndedosul.rs.gov.br

² Elisabete Beatriz Maldaner (Docente) da disciplina de Ciclo Vital do curso de Psicologia da Instituição Ulbra-Guaíba. Mail: maldaner@terra.com.br

 


Palavras-chave


Desenvolvimento Infantil, Observação de uma Criança, Psiquismo Infantil.

Texto completo: PDF