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DOPING NA MIDIA: UMA ANÁLISE DAS REPORTAGENS DO OFICIAL BROADCAST DOS JOGOS OLIMPICOS DE SOCHI 2014
Natália da Silva Pereira, Lucas Alves Rosenau, Maurício Tavares Martins

Última alteração: 30-03-2017

Resumo


O doping é notoriamente um assunto polemico e motivo de discussão nos meios midiáticos relacionados aos Jogos Olímpicos (JO). Trazemos neste estudo uma análise de reportagens relacionadas ao doping dos Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (JOIS) em 2014, publicadas durante a realização dos jogos, nos principais portais de notícias brasileiros. Foram encontradas entre os dias sete e 23 de fevereiro de 2014, o total de 16 reportagens nos portais das emissoras oficiais, sendo: nove na Rede Globo (globo.com), três na Bandeirantes (band.uol.com.br) e,  quatro na Rede Record  (r7.com). Foi realizada uma classificação inicial das matérias incluídas na análise com o propósito de organizar as informações em um quadro detalhado (ex. data, títulos, atletas, esportes, substância e citações de doping). Durante a análise mais profunda das reportagens, identificamos os seguintes eixos temáticos: I- Criminalização dos atletas envolvidos; II- Campanha de Marketing Antidoping da Agência Mundial Antidoping (AMA) e do Comitê Olímpico Internacional (COI); III- Cautela na divulgação dos resultados de doping. O que faz parecer que a AMA age estritamente para punir e não para prevenir ou fiscalizar atletas durante os JOIS. Ao final desse estudo fica dissimulada a mensagem de que o antidoping esta finalmente vencendo a batalha do bem contra o mal. Isso significa que não existem mais chances da sobrevivência do doping nos esportes.

Palavras-chave


Doping, Mídia, Esporte

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