Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
TRABALHO VOLUNTÁRIO NA APAE
Thais HEeidrich Lampmann, Cíntia Rocha Cardoso, Eduarda Passos Baierfus, Patricia Cardoso Leite, Robson de Oliveira Correa, Vítor Ruda

Última alteração: 17-03-2017

Resumo


Entre as muitas áreas em que o voluntariado pode se manifestar, uma é a educação, na medida em que promove a participação social e a aprendizagem de valores como cidadania e solidariedade. Essa combinação, de aplicação recente, só acontece quando cada parte chega ao momento certo para aceitar e incorporar a outra, transformando-se em um só movimento.

O voluntariado educativo busca promover a aprendizagem de valores como solidariedade e cidadania por meio de práticas socioeducativas vinculadas ao projeto político-pedagógico da escola. Sem desvirtuar-se de sua principal função – a de preparar o aluno para a vida e para o trabalho –, a escola abre espaços de participação efetiva da e na comunidade. Em projetos de voluntariado educativo, cada escola pode olhar ao seu redor, diagnosticar problemas, definir metas, estabelecer um plano de ação, agir e celebrar os resultados obtidos. Além de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem, o voluntariado educativo contribui para um sentimento de realização pessoal e de responsabilidade social por parte de quem o exerce.

Primeiramente nosso grupo teve de escolher uma entidade para realizar a ação voluntária, optamos pela (APAE) Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a qual temos maior contato com membros da direção. Após essa etapa pesquisamos as necessidades da escola e alunos, arrecadamos doações, nos organizamos junto a escola para o dia da visita, saindo tudo como o esperado.


Texto completo: PDF