Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

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O Futebol como instrumento em um processo de integração social.
Rosane Oliveira Santos

Última alteração: 27-03-2017

Resumo


 

Atualmente o futebol vem sendo um dos esportes mais conhecidos e disputados na população mundial. E junto com ele vem o processo apropriação da cultura corporal do movimento, através de metodologias adequadas a faixa etária dos alunos. Contribuindo para a formação integral de crianças e jovens e inserção dos mesmos junto à sociedade. Conforme Silva (2016) considerado um fenômeno sociocultural, o esporte é representado por três dimensões distintas: o esporte educacional; o esporte participação, ou lazer; e o esporte de rendimento.

O esporte agrega valores sociais e culturais à formação da criança e do adolescente. Segundo Silva (2016), cada pessoa ou cada grupo social apresenta características muito particulares em relação ao movimento corporal e, apesar de estarmos tentados a atribuir esses traços e aspectos biológicos, podemos afirmar que a forma como nos relacionamos com nosso corpo e, consequentemente, com toda nossa forma de expressão está associada a uma construção social.

A ideia de que o esporte como o futebol pode desempenhar uma influência positiva na educação inserindo valores sociais e acordos atendendo necessidades do grupo a ser trabalhado vem sendo considerada pelos educadores. De acordo com Silva (2016) os jogos realizados na escola como conteúdo de uma aula precisam ser considerados em sua complexidade, ou seja, há uma diversidade de conteúdos transitando durante sua execução.  Para isso, é necessário que saibamos os objetivos que pretendemos alcançar com a prática e estejamos sensíveis para captar outras informações que exijam ação pedagógica.

Segundo Voser (2003) trabalhar em equipe aumenta a autoestima das pessoas envolvidas, pois a discussão e a decisão relativa a problemas importantes invocam poderosas forças individuais de auto-expressão e autodeterminação.

Através do esporte ocorre também um processo de comunicação e interação com a família e com os espectadores. De acordo com Voser (2003) estas possibilidades ativas e comunicativas afetam principalmente aos que participam dinamicamente na prática do esporte, inclusive sustentam alguns autores que os espectadores cujo número é maior que o dos participantes, beneficiam-se dos espetáculos esportivos no que diz respeito à comunicação.

Ainda com o mesmo autor sobre a influência do esporte na educação. Parece demostrado que a melhora técnico desportiva incide sobre parâmetros não físicos da pessoa (a capacidade cognitiva, a afetividade, a maturidade da personalidade, a confiança em si mesmo, as relações sociais, a canalização da agressividade, poderiam ser bons exemplos), pelo qual esses argumentos reforçam e consolidam o aspecto educativo do esporte.

É de suma importância à valorização das conquistas, para Voser (2003), os valores alcançados através do jogo esportivo como a interiorização das regras, a colaboração, a aceitação da autoridade, a disciplina a iniciativa, a superação de si mesmo configuram uma constelação de condutas positivas, construtivas e integradoras, que se encontram presentes no sistema de valores que cada um assume para si e com sua maneira de viver.

A motivação é outro ponto importante que deve ser estruturada, traçando objetivos para manter o aluno sempre focado. Várias são as razões, pelas quais, os alunos desistem de praticar esportes. Muitas desistências podem ser evitadas através de motivação específica para cada aluno.

Os benefícios adquiridos através da prática esportiva são grandes aliados do ser humano, pois eles além podem ser preventivos para a saúde no sentido psicológico e fisiológico, e ainda proporcionam uma melhor qualidade de vida.


Palavras-chave


ESPORTE , CULTURA E EDUCAÇÃO

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