Portal de Eventos da ULBRA., XVII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
PROJETO ESCOLA INOVAR: O RUGBY COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO DA EXTENSÃO
Natália da Silva Pereira, Lucas Alves Rosenau, Maurício Tavares Martins

Última alteração: 07-03-2017

Resumo


O Projeto Escola Inovar é uma estratégia da Educação Física da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Campus Guaíba, que pretende atrair para dentro desta Universidade, alunos de ensino médio da região da Costa Doce, interessados na prática de novos Esportes. Para isso, selecionamos, inicialmente, o Rugby, como esporte de intervenção, pelo grande potencial de desenvolvimento e adesão dos jovens. Na primeira fase, escolhemos as três cidades da Costa Doce, onde residem os nossos alunos do projeto: Guaíba, Sertão Santana e Tapes, que segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) concentram juntas no Ensino Médio cerca de 9.770 alunos, entre 15 e 19 anos para realizar a primeira intervenção. As escolas dessa fase são: Escola Estadual de Ensino Médio Comendador Eduardo Secco (Sertão Santana), Instituto Estadual de Educação Cel. Patrício Vieira Rodrigues (Tapes), Instituto Estadual Dr. Carlos Augusto de Moura e Cunha (Guaíba). O Projeto Escola Inovar pretende desenvolver nos acadêmicos e comunidade as potencialidades de ensino, extensão e pesquisa, utilizando o esporte como ferramenta de promoção da saúde do público e inclusão social no espaço universitário. Objetivamos assim, 1) capacitar nossos acadêmicos para trabalhar com o público infanto-juvenil através de cursos oferecidos pela Confederação Brasileira de Rugby; 2) implantar três pólos de estágio da modalidade esportiva nas cidades escolhidas; 3) oferecer estrutura de apoio para as equipes locais e adeptos damodalidade; 4) promover eventos de Rugby dentro da Instituição; 5) Desenvolver pesquisa e inovação, adaptando os matérias e métodos para o desenvolvimento da modalidade em nosso meio.

Palavras-chave


Esporte; Ensino Médio; Inovação; Saúde

Texto completo: PDF