Portal de Eventos da ULBRA., XVIII Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
O INÍCIO DO CONSUMO DE DROGAS POR ADOLESCENTES: Um estudo exploratório
Bruno da Silva Carneiro, Jeferson Souza de Abreu, Lisiane Radde

Última alteração: 06-02-2018

Resumo


Esse trabalho esclarece sobre o que é considerado droga e as alterações na cognição e no comportamento dos adolescentes ao ter acesso a essas substancias.

O principal objetivo foi investigar quais as variáveis associadas ao início do consumo de drogas por jovens atendidos em um serviço de saúde mental na Região Metropolitana de Porto Alegre – RS. Levantar o rendimento escolar destes jovens após o início do consumo de drogas; apontar quais seus padrões de relacionamento familiar, investigar a relação dos jovens com seus pares e qual é o padrão de consumo da droga utilizada por esses.

Para construção deste estudo foi utilizada a metodologia qualitativa, participou dessa pesquisa uma profissional psicóloga que atua na área. O instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada. A entrevistada foi submetida ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) a duração da entrevista foi de aproximadamente 30 minutos. A análise dos resultados obtidos foi feita através da Análise de conteúdo de Bardin.

Através da analise foram criadas quatro categorias temáticas: rendimento escolar; relacionamento familiar; relacionamento com os pares e padrão de consumo.  Onde apontou-se como se dá a evolução de jovens usuários de substâncias no decorrer  dos anos letivos, bem como as dificuldades de aprendizagem  e seu interesse em manter-se frequentando regularmente a escola. Em relação a dinâmica familiar que o jovem está inserido, os aspectos relacionados com a convivência e interação entre o jovem e as pessoas com quem coabita e possui ou não laço sanguíneo, assim como a presença do uso de drogas entre os familiares. Na relação com pares o seu objetivo foi o de conhecer como se constitui o círculo de amizade do jovem que faz uso de substância e seus relacionamentos amorosos, assim como a possível ausência dos mesmos. No padrão de consumo foram agrupadas informações sobre as  circunstâncias em que o jovem faz uso da substância, qual a frequência de utilização, tipos de substâncias utilizadas,  uso de múltiplas substâncias e  idade aproximada de início de consumo.

Com esse trabalho se concluiu que o contato inicial no qual se torna um convite para o acesso e experimentação dos jovens, vem de uma cultura familiar e social que traz ao indivíduo alguns prejuízos importantes para a sua vida. No rendimento escolar após o início da utilização ficou comprovado que existem problemas como reprovações e desvinculação com o ambiente escolar. A família que geralmente tem dificuldades de relacionamento consideradas disfuncionais e, no qual deveria ser o porto seguro é exemplo para o jovem no seu crescimento e constituição de caráter, deixando espaço para que se procure nos amigos preencher esse vazio encontrado. Esse contexto se torna mais uma variável que faz com que para se tornar membro do grupo de amizade e se igualar a eles, se pratique o consumo da droga.

 


Palavras-chave


Consumo; Drogas; Adolescente, Família.

Texto completo: PDF