Portal de Eventos da ULBRA., XIX Salão de Iniciação Científica e Trabalhos Acadêmicos

Tamanho da fonte: 
Treinamento de Força e Resistência na Terceira idade
Eduardo Dias Grassotti, Alan Rafael Pena, Alexandre Oliveira Lima, Jonatas dos Santos Almeida, Léo Gustavo Moreira da Silva, Pedro Luiz Spall, Luciano do Amaral Dornelles

Última alteração: 30-11-2018

Resumo


Baseado nas experiências dos integrantes do grupo analisou a importância de um fortalecimento muscular para terceira idade, bem como sua resistência muscular.

Os objetivos deste trabalho é avaliar o grupo de idosos da cidade de Guaíba, levando em consideração seu primeiro teste e comparando seu teste final, para verificar os resultados.

Em base ao artigo estudado, (Análise comparativa da massa e força muscular e do equilíbrio entre indivíduos idosos praticantes e não praticantes de musculação, por Edmila Marques Pedro, Danielle Bernardes Amorim, Conexões 6, 2008) [... O objetivo foi comparar massa e força muscular e equilíbrio entre idosos praticantes e não praticantes de musculação. Para tanto, foram realizados testes de força através de repetições máximas e teste de equilíbrio a fim de analisar o equilíbrio estático e dinâmico, através das escalas de Tinetti e Berg em 16 Indivíduos idosos, sendo oito praticantes de musculação (idade 65+/-6, 19 anos) e oito não praticantes (idade 68+/-4, 98 anos). Verificou-se que os idosos treinados em musculação apresentaram maiores valores de circunferências de braço e de coxa, das escalas de Berg de Tinetti(Equilíbrio) e dos testes de repetição submáximas no supino e leg Press em relação aos sedentários Concluiu-se que o treinamento de força pode ser efetivo no equilíbrio de indivíduos idosos, podendo auxiliá-los na realização de atividades da vida diária.

O trabalho será realizado através de testes de força, e resistência, já avaliadas com uma avaliação inicial e outra avaliação final

Nossa primeira hipótese é que haverá uma melhora de força e resistência muscular dos membros inferiores, uma segunda hipótese é de não haver resultados positivos devido a freqüência dos participantes.

Palavras-chave


Força,estabilidade,Muscular

Texto completo: PDF