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A VULNERABILIDADE DO PROFESSOR DE ESCOLA PÚBLICA NA ATUALIDADE
Rochele Garcia dos Santos, Carina Moraes Silva da Rosa

Última alteração: 23-08-2016

Resumo


Muito se fala e se discute sobre as dificuldades das escolas públicas e dos desafios da educação na atualidade. Dentro dessa perspectiva, também se questiona o papel do professor em sala de aula. No entanto, pouco se valoriza a intensa demanda deste profissional, que como qualquer ser humano, possui fraquezas, dificuldades e fragilidades. Este estudo teve como objetivo identificar os fatores que podem contribuir para o surgimento de situações de vulnerabilidade no professor de escola pública na atualidade. Traz para discussão fatos do cotidiano, mas que muitas vezes ficam esquecidos pelas autoridades e pela sociedade, fazendo com que a soma disso tudo acabe gerando o adoecimento e desinteresse do profssional por falta de reconhecimento e de recursos. A segunda profissão do mundo que mais adoece depois dos mineiros, segundo leituras é o professor, esses sofrem de doenças psicossomáticas e psiquiátricas. Esse profissional por si só, já tem uma bagagem altamente responsável, quando se trata de ensinar e levar o aluno a aprender. Quando o mesmo não aprende, corresponsabiliza-se a escola, e automaticamente o professor. O profissional mesmo se cobra e se pune em relação a esse fator. Além de o professor carregar sozinho esse fardo e essa preocupação com a aprendizagem do aluno, há muitos outros fatores determinantes, os quais ocasionam incômodos e frustração na vida deste profissional do ensino. O educador de sala de aula além de lidar com inúmeras ocasiões, precisa conhecer a fase em que o seu aluno se encontra, precisa conhecer o funcionamento do ser humano, isto é, como ele pensa como seu cérebro processa saberes, como se estrutura e organiza o conhecimento em sua mente. Nesse estudo foi realizada uma pesquisa qualitativa em que participaram duas professoras com idades entre 30 e 40 anos, graduadas em Pedagogia e Letras, atuantes em escolas públicas do ensino fundamental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi uma entrevista semiestruturada contendo 12 perguntas. Os resultados encontrados permitem esclarecer os maiores anseios, angústias, dificuldades e desafios das profissionais entrevistadas e o porquê da crescente desmotivação dos professores, identificando e analisando alguns fatores associados a ela.


Palavras-chave


Aluno; educação; professor

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