Portal de Eventos da ULBRA., XVIII SEMINÁRIO DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
ÁRBITROS DO VOLEIBOL E SUAS FUNÇÕES ! ABORDAGEM DE UMA MANEIRA EDUCATIVA
Sérgio Huber, Victor Frasca

Última alteração: 23-08-2016

Resumo


O ensino das funções dos árbitros no jogo de Voleibol por meio de um jogo educativo
,é uma forma lúdica, divertida e de fácil aprendizagem.
Segundo Vigotsky (1989), o lúdico influencia enormemente o desenvolvimento da criança. Pois é através do jogo que o aluno aprende a agir e tem a sua curiosidade estimulada.
Caixa de Texto

Oportunizar ao acadêmico uma maneira não tradicional de ensinar a regra dos árbitros do Voleibol;

Explorar outras maneiras divertidas de aprender sobre as funções da equipe de arbitragem.





Este trabalho teve como base o jogo da memoria, para brincadeira e aprendizagem do conhecimento sobre os árbitros e suas funções. Segundo KISHIMOTO (1994), “o brinquedo contém sempre uma referência ao tempo de infância do adulto com representações vinculadas pela memória e imaginações”
..................Quebra de Coluna..................O jogo será formado por 2 tipos de cartas que apresentam uma imagem dos arbitros em uma delas e na outra questões sobre as regras. Cada figura casa com uma resposta diferente. Para começar o jogo, as peças são postas com as figuras e questões voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam. Caso as figuras e as questões sejam semelhantes, o participante poderá recolher consigo esta combinação, podendo jogar novamente. Se forem cartas que não se completam, estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.

Com esse jogo, oportunizamos que a criança aprenda através de um jogo, utilizando uma forma de ensino não tradicional, e aproveitando a facilidade em que ela tem de aprender desta forma durante as aulas.

Palavras-chave


Arbitros funções voleibol

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.