Portal de Eventos da ULBRA., XIX SEMINÁRIO DE PESQUISA

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Do excesso da tecnologia ao abandono dos livros
Andrielle Silva Petersen

Última alteração: 17-03-2017

Resumo


 

Andrielle Silva Petersen

Orientador: Amilto Muller

 

RESUMO

A leitura é um fator essencial para a formação de cidadãos, sua grandiosidade deve ser compreendida como uma viagem no mundo da imaginação, podendo aprender, conhecer histórias e diversas culturas. O trabalho da pratica de leitura deve começar cedo, para que a criança não somente leia, mas que possa compreender o que foi lido, transmitindo conhecimento e trazendo benefícios para si mesmo, fazendo da leitura um prazer e hábito diário, transformando crianças de hoje, de uma era tecnológica, em leitores ampliando as possibilidades do amanhã. Toda infância é marcada pelas descobertas realizadas, a criança interage com os universos, e a leitura é um dos passos para sua evolução, inicialmente é proposto vogais, depois o alfabeto, envolvendo-os de maneira lúdica e prazerosa, logo depois aparecem pequenas palavras, a leitura de frases, textos, sendo isso fundamental para o desenvolvimento da leitura. Enfatizando que a criança não aprende a ler, ou vai adquirir o hábito da leitura de uma hora para a outra, isso é uma construção, ela também deve ouvir historias, ou seja, o primeiro contato  com o texto é feito através da mãe, pai, irmãos mais velhos ou avos, que lhes contam clássicos. A leitura na infância está inteiramente ligada em despertar na criança o prazer em ler, deixando-a menos conectada em jogos e com mais contado com livros. Mas para isso, se faz necessário um trabalho em conjunto, despertando o desejo de ler e o amor pelos livros, é preciso incentivar.

Palavras-chave: leitura, incentivo, formação, prática.

 

 

 

Acadêmico da disciplina instrumentalização cientifica do curso de Pedagogia da Instituição Ulbra Campus Guaíba. Mail: andriellesp@gmail.com


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