Portal de Eventos da ULBRA., XIX SEMINÁRIO DE PESQUISA

Tamanho da fonte: 
A inclusão de deficientes no mercado de trabalho
Giovanna Fraga, Tatiane Meireles, Raquel Leal, Nickolas Lehnen, Eduardo Grassotti, Emileine Urdangarin

Última alteração: 17-03-2017

Resumo


Deficientes são pessoas com necessidades especiais, e que também são capazes de exercer funções em ambiente de trabalho. A deficiência se divide em ausência de uma estrutura fisiológica, anatômica ou psíquica.

Em 1991 surge a  BRASIL Lei nº 8.213/91, conhecida como lei de cotas. As empresas com determinado número de empregados são obrigados a contratar deficientes. Com isso, o objetivo dessa pesquisa é analisar a empregabilidade de deficientes no mercado de trabalho, enfatizando a inclusão, em questão de respeito e conscientização do empregador em relação à lei de cotas.

As empresas ainda se mostram resistentes à contratação de deficientes, selecionando somente os que irão lhe favorecer, não dando oportunidade à quem nunca trabalhou. Também observou-se que há muitas dificuldades que eles passam, por muitas vezes não conhecer seus direitos, como a lei de cotas.

Assim, a situação dos portadores de deficiência deve ser analisada e debatida, pois por mais que tenham leis que asseguram o trabalho para alguns, ainda há muito preconceito, ocasionando o desemprego e a falta de oportunidade.

 

Palavras- Chave: Deficientes. Empregabilidade. Lei de Cotas.


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.