Portal de Eventos da ULBRA., XIX SEMINÁRIO DE PESQUISA

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A TECNOLOGIA DA INFORAMAÇÃO OTIMIZANDO O SETOR VAREJISTA
Robinson Florisbal Escouto

Última alteração: 17-03-2017

Resumo


Visando-se novas soluções tecnológicas, surge uma etiqueta inteligente ou tag que utiliza a tecnologia de RFID (Radio Frequence Identification), que, por conter um chip, é capaz de armazenar pequenas quantidades de dados para identificação única de um objeto, ampliando assim o campo de identificação de um produto e possivelmente inovando a área de leitura. Este trabalho propõe o uso dessa tecnologia aplicada no âmbito varejista com o intuito de aperfeiçoar a venda aumentando a agilidade da saída de clientes quando se dirigem ao caixa. Motivado pelo constante avanço tecnológico e pela necessidade de inovação em certos segmentos de mercado que possam proporcionar um aumento de receita, será apresentada uma proposta de desenvolvimento de um software desktop que permita aos usuários fazer cadastros, exibir relatórios e acoplar etiquetas passivas em itens que estejam disponíveis para venda, fazendo com que esses usuários, ao passarem na saída da loja, mostrem com rapidez o valor total de débito com ela. Para que isso ocorra, é necessário usar técnicas e ferramentas da Engenharia de software para constatar todos os requisitos implícitos e não implícitos para o software, procurando assim, deixa-lo o mais eficiente possível. O varejo tem como propósito ser um intermediário entre determinados grupos de fabricantes e seus clientes finais. Sendo assim, uma organização se torna competitiva quando diferencia seus preços ou apresenta melhorias nos seus produtos e serviços em torno de seu público-alvo, acredita-se que é aqui que o RFID possa fazer a diferença sendo usados em conjunto com uma solução em software.


Palavras-chave


RFID; Varejo; Otimização de Venda.

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