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INDICADORES DE DESEMPENHO NO ENSINO SUPERIOR: FOCO NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I
Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Rafael Meira Seniw, Dirléia Fanfa Sarmento

Última alteração: 30-03-2017

Resumo


É recorrente no campo científico o discurso que as dificuldades em Cálculo Diferencial e Integral I são iminentes, visto que, geralmente, o fracasso supera o sucesso discente ao longo do semestre letivo, representado pela reprovação e evasão. Nesta perspectiva, se fez um levantamento dos indicadores para verificar o (in)sucesso na disciplina  em tela em uma Instituição Comunitária de Ensino Superior da Região Metropolitana de Porto Alegre no período de 2013/2 a 2015/1. Assim, este artigo é decorrente de uma pesquisa documental que teve abordagem quantitativa com objetivo exploratório. Para a análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva. Os principais resultados indicaram que: a) houve uma diminuição de 14% do insucesso comparando-se o primeiro e o terceiro semestre; b) os indicadores mais preocupantes referiram-se à evasão e reprovação; c) dos 458 estudantes, 225 não obtiveram sucesso neste período, ou seja, . Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para futuros estudos no campo da Educação Matemática e Educação.

Palavras-chave


Cálculo Diferencial e Integral I. Indicadores de (in)sucesso. Ensino Superior.

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