Portal de Eventos da ULBRA., XVII Seminário de Pesquisa

Tamanho da fonte: 
A terceira idade e o mercado de trabalho
Stephanie Salazar Fogaça, Daniela Martins Chaves, Fernanda Brum, Juliana Predebon

Última alteração: 16-10-2014

Resumo


Os dados divulgados pelo último censo do IBGE (2012) mostraram que no Brasil a proporção de idosos, assim como a expectativa de vida, vem aumentando. Assim, o envelhecimento da população tem despertado o interesse de pesquisadores de diversas áreas que tem desenvolvido estudos sobre a saúde do idoso, sobre as atividades de lazer, o turismo e a questão da aposentadoria. No entanto, observa-se um número consideravelmente menor de estudos que analisam a inserção das pessoas da terceira idade no mercado de trabalho. Sabe-se que muitos idosos permanecem no mercado de trabalho por questões pessoais, financeiras, sociais, entre outras. Geralmente os colaboradores da terceira idade são valorizados nas organizações devido aos seus conhecimentos e experiências, que precisam ser transmitidos aos novos colaboradores. A partir dessas considerações, este trabalho apresentará uma revisão de literatura acerca do tema. Essa revisão de literatura constitui-se a primeira etapa do trabalho de conclusão de curso em Psicologia da primeira autora. Após a aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em pesquisa a coleta de dados iniciar-se-á em 2015. Para tanto, serão realizadas entrevistas semi estruturadas com 5 sujeitos, de ambos os sexos, com 60 anos ou mais, que permanecem trabalhando após estarem aposentados. Dentre os resultados encontrados na revisão de literatura, constatou-se que os idosos estão cada vez mais economicamente ativos e podem contribuir positivamente para as organizações através de seu capital intelectual (Vanzanella, 2010).Martins (2002)apontou que a velhice pode ser vista como algo positivo (sabedoria e tempo de vida) ou negativo (depressão, solidão, tristeza, doença e morte) e que isso irá depender "da cabeça e do espírito" de cada um. Dessa maneira, o envelhecer é um processo individual, e que é vivido e construído conforme a experiência pessoal, sendo a velhice um construto social produzido sob o efeito das influências culturais, sociais e políticas. Assim, os significados atribuídos à velhice são construídos e reelaborados, indicando interpenetração das classificações de gênero, geração e classe social(Martins,2002)

Palavras- chave: Psicologia, Terceira Idade, Trabalho

* Acadêmicas do Curso de Psicologia da ULBRA-Campus Guaíba

** Docente do Curso de Psicologia da Universidade Luterana do Brasil, professora orientadora deste trabalho

ReferÊncias bibliográficas

A terceira idade e o mercado de trabalho. ElidioVanzella, Eufrásio de Andrade Lima Neto, César Cavalcanti da Silva (2010)

 

Martins CRM. O envelhecer segundo adolescentes, adultos e idosos usuários do SESC Maringá: um estudo de Representações Sociais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2002.

 

 


É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.