Portal de Eventos da ULBRA., XVII Seminário de Pesquisa

Tamanho da fonte: 
A Atuação do Psicólogo no Contexto Escolar
Marcos Alves

Última alteração: 29-04-2015

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo avaliar e contextualizar a atuação do psicólogo escolar considerando as complexidades advindas do ambiente educacional, os objetivo da intervenção psicológica na atualidade e os métodos preventivos que auxiliam na busca da saúde mental e da melhoria das relações e processos de aprendizagem. Para isto foi utilizada como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica sobre o tema proposto, buscando legitimar a reflexão dos autores juntamente aos dados apresentados, tendo como base artigos atuais e contemporâneos que retratam os novos e antigos desafios enfrentados pela Psicologia Escolar. A atuação do psicólogo Escolar tem sido frequentemente questionada devido as suas origens e a idéia de que deveria praticar psicologia clínica na forma de psicoterapia individual, por estar ligada a área da saúde. Quando inserida nos processos educacionais, não pode deixar de avaliar contextos mais complexos das realidades pessoais, institucionais e culturais que perpassam a realidade social da escola. A constante exigência que as soluções para as dificuldades dos alunos sejam encontradas de maneira rápida e urgente é um dos pontos que revelam o quanto está distante o papel atribuído ao psicólogo e as atuais demandas escolares e sociais. Desta maneira o psicólogo escolar deve ser elemento questionador das questões institucionais, métodos didáticos-pedagógicos empregados, tipo de relações estabelecidas dentre outras que tiram apenas do aluno o foco dos problemas, favorecendo a reflexão em torno dos contextos. Assim, o profissional de psicologia poderia atuar em um sistema preventivo amplo, em torno da saúde mental, mas teria que contar com professores, administradores, pais e crianças visando se tornar um agente de mudanças. Esta integração das diversas áreas da escola e da vida do aluno é que parecem ser o grande desafio, pois envolvem a não transferência de responsabilidades nem a total aceitação destas. A orientação tem se voltado para a área preventiva e para a formação de grupos operativos com os alunos e esta é uma mediada que tem melhorado a aceitação e representação social do psicólogo escolar por parte dos alunos que tem considerado positiva sua inserção no ambiente escolar.

É necessário inscrever-se na conferência para visualizar os documentos.