Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR CRÍTICA: AS CONTRIBUIÇÕES DE MARCOS REIGOTA
Roberta Dall Agnese da Costa, Paulo Tadeu Campos Lopes

Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Atualmente pesquisadores se empenham em produzir contribuições cada vez mais precisas sobre Educação Ambiental (EA). Este artigo destaca as contribuições de Marcos Reigota para a EA escolar crítica, tendo como objetivo retomar os principais conceitos apresentados pelo pesquisador. Procurou-se priorizar alguns conceitos, dentre eles: as definições de EA, metodologias, temáticas e conteúdos, avaliação dos alunos e os contextos possíveis. A EA é um processo permanente, uma forma abrangente de Educação que busca atingir a todos os cidadãos por meio de processos essencialmente pedagógicos, portanto não deve ser baseada na transmissão de conteúdos específicos e o conteúdo deve ser originado da problemática ambiental vivida cotidianamente. A abordagem que tem sido considerada relevante e significativa para a compreensão do que a dimensão ambiental acrescenta na Educação é a holística que considera as infinitas interações entre os diversos componentes de um sistema complexo. A avalição em EA indica se as metodologias utilizadas tiveram sucesso, portanto, está diretamente ligada à prática educativa realizada, que por sua vez, depende dos objetivos traçados. A EA se consolida em um momento de mudanças e tende a questionar as políticas e o próprio conceito de Educação o que torna o componente reflexivo da EA tão importante quanto o ativo ou o comportamental. Considera-se que a EA sozinha não resolve os complexos problemas da atualidade, mas ela influencia na formação dos cidadãos, que por sua vez irão refletir e buscar alternativas de soluções.

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