Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS EM AULAS DE BIOLOGIA
Maiane Papke Costa, Maria Eloisa Farias, Janaina Godinho

Última alteração: 06-09-2013

Resumo


Trabalhar didaticamente é muito simples e prático e facilita a compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Além disso, atrai a atenção dos alunos e estimula o interesse. Por esse motivo, o objetivo geral deste artigo é identificar quais as atividades didáticas despertam o interesse dos alunos do Ensino Médio para aprender biologia. Bem como, relacionar as características e metodologias escolhidas pelo professor, que na opinião dos alunos investigados, favorecem a aprendizagem. E entender que importância à biologia tem no cotidiano dos alunos. Para isso, os alunos responderam um questionário misto, com três perguntas. A amostra conteve 22 alunos de Ensino Médio, com idade média de 16 anos, com 68% do sexo feminino, todos os estudantes de uma Escola Estadual localizada no município de Guaíba – RS. Para as análises foi feita uma tabulação de dados que gerou um gráfico e um quadro que foi avaliado a partir da Escala Likert para avaliar o interesse dos alunos. As atividades que mais despertam o interesse dos alunos são os debates, as saídas de campo e as experiências, ou seja, são atividades que fogem da rotina tradicional das aulas. Já o Livro Didático é o que menos desperta o interesse dos alunos. As características que os alunos consideram mais importante nos professores são: a capacidade de ser amigável, dominar o conteúdo, ser organizado, criativo e paciente. Mas os alunos não gostam de professores severos. Trazer atividades pedagógicas interessantes contribui para uma boa aula de biologia, com participação, interação e motivação dos alunos.


Texto completo: PDF