Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM METODOLOGIAS E ALTERNATIVAS PARA O ENSINO NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Kelly Ewald, Rafael Cezar, Jaqueline Fumis, Barbara Abreu, Maria Eloisa Farias, Eliane Fraga Silveira

Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este estudo foi realizado pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do Curso de Ciências Biológicas (PIBID/ULBRA), cujos recursos são provenientes da CAPES, e com a Secretaria de Educação de Canoas/RS. O Programa tem como objetivo fomentar a formação de licenciandos integrando-os no cotidiano de escolas públicas, promovendo assim a integração entre educação superior e básica, na busca da melhoria na qualidade do ensino. Foi traçado um plano de ação com metodologias pertinentes ao perfil dos alunos e condizentes com suas realidades sociais. Além disso, procurou-se por uma proposta inovadora de ensino aprendizagem, utilizando diversificadas práticas pedagógicas para o ensino de Ciências construídas a partir da Disciplina de Estágio em Educação Ambiental. Novas metodologias são necessárias para envolver os alunos, e escolher os conteúdos mais relevantes, bem como selecionar as atividades e experiências que melhor levem à consecução dos objetivos propostos. Fazer uma Educação Ambiental efetiva envolve trabalho conjunto. A Universidade e o município de Canoas, através da Secretaria de Educação, num esforço educativo comum pretendem expandir o campo de aprendizagem em busca de melhor qualidade no ensino público.


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