Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: ENSINO DE CIÊNCIAS E A FOTOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA INTEGRADORA
Kelly Ewald, Rafael Cezar, Janaína Dias Godinho, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 11-09-2013

Resumo


As escolas de Educação Básica são peças chaves fundamentais para a construção do conhecimento científico e de senso crítico de crianças e jovens. Muitos Professores possuem cargas horárias de trabalho que dificultam a procura de uma formação continuada presencial, então o ensino a distância que vem se popularizando como uma ferramenta para docentes que não possuem tempo hábil, já que o curso é feito totalmente em plataforma online onde o docente escolhe o horário pertinente para atualizar seus estudos. O Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) oferece cursos na plataforma Moodle para Professores da rede municipal pública, e graduandos de Licenciaturas que já estejam atuando no município de Porto Alegre e região metropolitana, que visam à formação continuada docente, apresentando metodologias alternativas para trabalhar temas das Ciências Naturais e Matemática, de forma mais lúdica e didática, procurando assim, a construção do conhecimento, criação de consciência crítica ambiental e a relação entre conhecimento cientifico e cotidiano. O curso de fotografia como estratégia educadora tem como objetivo inserir o uso da fotografia em sala de aula não somente como recurso tecnológico, mas como meio efetivo de construção de conhecimento interdisciplinar, e integrador entre a Escola, aluno, ambiente e comunidade escolar. O presente trabalho pretende também discutir a interação Universidade-Ensino Básico, nos níveis fundamentais e médios, como meio de induzir uma mudança pedagógica, com um olhar mais científico e pesquisador. Tentaremos também fomentar as discussões acerca da formação docente bem como no avanço continuado das atividades científico-tecnológicas.


Texto completo: PDF