Portal de Eventos da ULBRA., I ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA E O ENSINO DE MATEMÁTICA
Camila da Silva Nunes, Arno Bayer, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 06-09-2013

Resumo


RESUMO: Este artigo trata de uma pesquisa que envolve os elementos da Educação Ambiental (EA) crítica presentes em uma sequência de atividades interdisciplinares, desenvolvidas na disciplina de Matemática, aplicada a 30 alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Gravataí/RS. Inicialmente foram trabalhadas as mudanças antrópicas, utilizando imagens, textos e questionários com o tema Desenvolvimento Sustentável e Consumo Consciente. Os assuntos abordados foram: o aumento da poluição, o desmatamento, o desperdício e o consumo exagerado. Nesse contexto debateu-se o papel do educador e sua influência no processo de conscientização e preservação do ambiente, tendo como embasamento teórico a educação ambiental crítica e reflexiva. A partir das discussões, respostas de questionários e gráficos construídos pelos alunos, constatou-se que a maioria deve melhorar suas atitudes a fim de se tornarem consumidores conscientes. Dessa forma, considera-se que muitos avanços ocorreram no que diz respeito à preservação do ambiente e ao desenvolvimento sustentável, entretanto não é suficiente, pois a cada dia que passa percebe-se que os recursos não renováveis continuam se esgotando, espécies de animais estão em extinção e a humanidade está consumindo os recursos da natureza de forma excessiva. Por isso, faz-se necessário o diálogo e a conscientização dos alunos em sala de aula (questionando, lutando pela preservação ambiental, pelo seu futuro e das próximas gerações), pois assim serão agentes de mudança da realidade em sua comunidade.

 

Palavras Chave: Educação Ambiental. Matemática. Desenvolvimento Sustentável. Educação crítica.


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