Portal de Eventos da ULBRA., II ENCONTRO DE CIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS) E A ABORDAGEM ENTRE AS DIFERENTES ÁREAS DO SABER
Jacinta Lourdes Weber Bourscheid, Maria Eloisa Farias

Última alteração: 11-11-2015

Resumo


Torna-se necessário apostar na formação de sujeitos sensibilizados e comprometidos, buscando indivíduos atuantes, capazes de fazer a diferença enquanto cidadãos e cidadãs, com conscientização na busca de um futuro sustentável. Neste aspecto, a escola constitui-se em um importante desafio que articula os conteúdos para engajar o diálogo e a reflexão, interligando e contextualizando as diferentes áreas do saber, desafio esse que busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida e das relações interpessoais com o ambiente e a natureza. O estudo analisa a proposta pedagógica escolar, bem como estratégias e diferentes percepções presentes na inter-relação e compreensão dos saberes que orientam a docência quanto a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS). Trata-se de um estudo de caso, tendo como instrumentos as visitas in loco e questionário envolvendo 07 (sete) professores(as) atuantes na formação inicial do curso de Ciências Biológicas, de uma Instituição localizada no Sul do Estado do Rio grande do Sul. Na análise dos resultados, tornou-se evidente a importância da abordagem da Educação Ambiental na educação como formadora de sujeitos, os quais saibam valorizar e viver o ambiente e a natureza no seu contexto natural e cultural, onde cada um é corresponsável, construindo conhecimento e inter-relações de saberes na busca de caminhos alternativos. Conclui-se que é escassa a abordagem do assunto da Educação Ambiental e Sustentabilidade na formação inicial de professores e o quanto é necessário efetivar a articulação entre os conteúdos para engajar o diálogo e a reflexão, interligando e contextualizando as diferentes áreas do saber.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Comunidade Escolar. Desenvolvimento Sustentável.