Chamadas de Trabalho

Detalhamento das modalidades:

 

Comunicação Científica:

        * Diálogos Temáticos (Comunicação científica): Trabalhos de pesquisa envolvendo as temáticas relacionadas.

        * Vivências Sustentáveis (relatos de experiências): Relatos com embasamento na literatura especifica na coerentes com os eixos temáticos do evento.

Oficinas e minicursos: de caráter formativo com atividades de aproximadamente 4 horas de duração, propostas pela comunidade pesquisadora e atuante no ensino de ciências. 

 

- Todas as Comunicações Científicas aprovadas e todos os Relatos de Experiência aprovados serão publicados como trabalhos completos (de 8 e 12 páginas), conforme formatação do “Template” presente nesta página. Os trabalhos serão publicados nos anais do Encontro (ISSN 2358-1808).

- Cada participante pode ser o primeiro autor de, no máximo, dois trabalhos (CC e/ou RE), embora possa ser co-autor de um número ilimitado deles, tanto de CC, quanto de RE. 

- O número máximo de autores para cada trabalho é de cinco (5).

Para acessar os templates, clique em  "TEMPLATES" na aba lateral:

Observação: trabalhos aceitos com alterações necessárias devem realizar nova submissão do manuscrito.

 

Primeiros Passos para Sustentabilidade (resumo expandido):

Trabalhos de Iniciação Científica Júnior, como por exemplo: trabalhos desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio Regular, Estudantes do Ensino Médio Normal (Magistério), Estudantes de Ensino Médio Técnico, Acadêmicos de curso superior com trabalhos desenvolvidos de acordo com as temáticas do evento.

 Número máximo de autores: até 2 autores (estudantes) e 1 professor orientador.
Apresentação: se o trabalho for selecionado, a apresentação se dará por meio de Pôster Digital (não há necessidade de impressão) em salas e horários a serem determinados e divulgados pela Comissão Organizadora no site do evento.
Pôster: o tamplate para o Pôster Digital será disponibilizado pós envio dos aceites de trabalho (30/06/2018).
Inscrição: para que o trabalho aprovado possa ser apresentado, ao menos 1 dos autores estudantes deve realizar o pagamento da inscrição do evento.

Eixos temáticos:  

* Saúde (pesquisa e discute as relações entre educação em saúde e educação para a sustentabilidade; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde).

Soluções para a sustentabilidade (reúne estudos teórico-metodológicos da Educação para a sustentabilidade; currículo e educação ambiental na escola; formação continuada de professores em educação ambiental para a sustentabilidade).

Ciências para a sustentabilidade (envolve o ensino de Ciências, Biologia, Química e Física, e áreas afins, enfatizando a sustentabilidade).

TIC (discute pesquisas a respeito de planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias visando educar para a sustentabilidade utilizando materiais multimídia, hipermídia, recursos audiovisuais e tecnologias digitais; educação a distância).

Sustentabilidade e Cidadania (pesquisa educação nas diversas disciplinas; atividades que visem à promoção de percepção e construção do conhecimento visando a sustentabilidade socioambiental; participação da comunidade escolar no planejamento e gestão de projetos de melhoria de qualidade de vida).

Educação Inclusiva (pretende oportunizar um espaço de discussão, reflexão e socialização de temas relevantes de pesquisa para apoio às politicas de inclusão e praticas institucionais voltadas para inclusão e acessibilidade).

Ensino de Matemática (reúne trabalhos que relacionam e/ou permitam a articulação da educação ambiental com temas sobre sustentabilidade).
           
 Sustentabilidade e Educação (pesquisa relações entre educação ambiental e educação em Ciências; educação para o desenvolvimento sustentável; educação para a sustentabilidade).

* Formação de professores (análise, discussão de programas e políticas de formação de professores da área de ciências na graduação, na pós-graduação e em serviço; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.

 


Certificados

Os certificados serão disponibilizados online.