Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL UTILIZANDO TEMAS ABORDADOS NA PROVA BRASIL
Marli Teresinha Quartieri

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Neste trabalho, é apresentada uma análise bibliográfica realizada em três livros didáticos do 9º ano do Ensino Fundamental, usados em escolas públicas participantes de um dos Observatórios da Educação do Centro Universitário UNIVATES, tendo como foco verificar a existência de exercícios semelhantes com as questões apresentadas na avaliação nacional denominada Prova Brasil. O referido Observatório da Educação intitulado “Estratégias Metodológicas visando à Inovação e Reorganização Curricular no Campo da Educação Matemática no Ensino Fundamental” tem como objetivo geral problematizar e propor estratégias metodológicas com vistas à inovação e reorganização curricular da Matemática em escolas de Educação Básica que possuem considerável distância entre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativo à 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano. Para a ação aqui apresentada, utilizaram-se como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais nos aspectos relacionados aos temas Número e Operações/Álgebra e Funções e Tratamento da Informação. A análise dos dados permitiu averiguar que os livros trazem atividades semelhantes com esta avaliação. No entanto, as atividades neles propostas, em sua maioria, não contêm questões de múltipla escolha, enquanto que na Prova Brasil todas são objetivas.

Texto completo: PDF