Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Glaucia Garcia Bandeira de Vargas, Eleni Bisognin

Prédio: Prédio 14
Sala: 338 Marie Curi
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo resume pesquisa que investigou a contribuição da Metodologia de Resolução de Problemas na aplicação de conteúdos de Estatística para o nono ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em escola pública de Santa Maria (RS). Foram seis encontros de duas horas cada, utilizando a metodologia de pesquisa de abordagem qualitativa, trabalhando tabelas, gráficos e medidas de tendência central (média, moda e mediana) em problemas elaborados a partir de dados socioeconômicos das famílias dos próprios alunos. Os dados foram obtidos em questionário inspirado no Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa permitiu constatar que os alunos apropriaram-se dos conceitos e captaram a importância da Estatística como instrumento de leitura e compreensão da realidade, essencial para construir uma atitude de busca de transformações sociais e econômicas positivas na vida dos alunos e familiares.

Texto completo: PDF