Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA E AS POSSIBILIDADES DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO MATEMÁTICO
Mateus Lorenzon, Lucas Henrique Palioza, Cristiane Antonia Hauschild

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


As concepções que educadores possuem sobre a importância da Matemática, bem como, as possibilidades de convergência do conhecimento escolar com o conhecimento emergente das situações vivenciadas, exercem influência nos critérios de seleção de recursos e momentos pedagógicos a serem utilizados no ambiente escolar. Dessa forma, o presente estudo analisa as concepções de graduandos integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, financiado pela CAPES, dos cursos de Ciências Exatas e de Pedagogia da UNIVATES – sobre a Matemática e as possibilidades existentes de desenvolver um planejamento pedagógico que oportunize o letramento matemático. Tem como referenciais as pesquisas de Soares (2010) e Fonseca (2010). Conforme Fonseca (2010), o letramento matemático compreende o domínio de determinado conjunto de códigos matemáticos, transcendendo-os à esfera sociocultural. Os dados foram coletados utilizando formulário disponibilizado na plataforma Google Drive e analisados por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2006), caracterizada pela separação das respostas obtidas em unidades de significado, sendo seguida pela categorização, deslocando assim, o campo de análise de uma postura empírica a um campo de abstração teórica. Dessa forma, o pesquisador envolve-se em um processo de interpretação e argumentação de dados. A partir da análise, pôde-se inferir que os entrevistados concebem a Matemática de duas formas distintas: como forma de compreender o mundo à sua volta ou como instrumento aplicável ao cotidiano. No que se refere às atividades utilizadas para otimizar o letramento matemático, os dados apontam para o uso de recursos tecnológicos, atividades matemáticas (problemas, desafios e jogos) e a problematização de situações cotidianas.


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