Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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O PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM CYBERFORMAÇÃO PERCEBENDO O OUTREM PROFESSOR DE MATEMÁTICA ONLINE
Denílson José Seidel, Maurício Rosa

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 04-10-2013

Resumo


Este artigo tem por objetivo evidenciar como oprofessor de matemática, em um curso de formação continuada de professores,totalmente a distância, elaborado consoante às premissas da Cyberformação[1] percebe o outrem professorde matemática online. Em funçãodisso, nosso embasamento teórico considerou o uso de tecnologias[2] em processos educativos, aconcepção de Cyberformação e a percepção na vertente de Merleau-Ponty (2006).Seguindo pelo caminho da pesquisa qualitativa, entendemos que o professor dematemática em Cyberformação percebe o outrem professor de matemática online como um ser em si e como um ser parasi. Ser em si pois tem qualidadespré-definidas e usa as tecnologias em atividades previamente estabelecidassemelhantes àquelas usadas na sala de aula.Ser para si, como um ser daconsciência, preocupado/condicionado à aprendizagem dos seus alunos. Dessaforma, acreditamos contribuir para a compreensão do professor de matemática online que se deseja formar e a partirdisso, orientar outras propostas de formação. [1] Concepção de forma/ação deprofessores de matemática envolvendo dimensões pedagógicas, específicas (nonosso caso, matemática) e tecnológicas em uma totalidade, na qual o uso detecnologias está embasado filosoficamente sob a perspectiva do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com tecnologias(ROSA, 2011).  [2] O termo tecnologia está sendoempregado neste estudo como sinônimo de Tecnologias Informáticas e Tecnologiasda Informação e Comunicação, pois, convergem com os objetivos destainvestigação.

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