Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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O ENSINO DE FRAÇÃO E SEUS DIFERENTES SIGNIFICADOS: UM ESTUDO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO A CONQUISTA DA MATEMÁTICA E DOS REGISTROS DOS CADERNOS DE ALUNOS DO 7º ANO DA REDE MUNICIPAL DE ARACAJU/SE
Clésia Maria dos Santos Lapa, Rita de Cássia Pistóia Mariani

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Esta pesquisa investiga os cinco significados de fração no 7º ano do ensino fundamental da rede municipal de Aracaju/SE a partir do livro didático (LD)A Conquista da Matemática (GIOVANNI JÚNIOR; CASTRUCCI, 2009) do 7º ano, adotado por dezessete (17) das vinte e duas (22) escolas da rede municipal de ensino que atendem aos anos finais do ensino fundamental em Aracaju/SE, bem como dos registros de dois (02) cadernos de Matemática dos alunos de cada um dos quinze (15) professores participantes da pesquisa. Para tanto, toma-se como referencial teórico os cinco significados de fração: Medida, Número, Operador Multiplicativo, Parte-todo e Quociente defendidos por Nunes et al (2003) a partir dos pressupostos dos campos conceituais de Vergnaud (1996) e como referencial metodológico os princípios da análise de conteúdo de Bardin (2010). Entre os resultados obtidos destacamos que no LD o significado mais enfatizado foi o Operador Multiplicativo (50,51%) seguido pelo Número (36,36%), Parte-todo (7,07%) e Medida (6,06%). Tais índices divergem dos registros dos cadernos dos alunos tendo em vista que o significado Número foi ressaltado por doze (12) professores perfazendo um total de 66,06% das questões, enquanto que o Operador Multiplicativo foi enfatizado por dez (10) docentes totalizando apenas 20,18%. O significado Parte-todo foi trabalhado em 8,26% das atividades e Medida em somente 5,50% das questões propostas aos alunos.

 

 

 

 

 

 

 


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