Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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OS REGISTROS SEMIÓTICOS MOBILIZADOS POR ALUNOS DA EJA NA INTERPRETAÇÃO DE DADOS EM REPRESENTAÇÕES TABULARES E GRÁFICAS
Reinaldo Feio Lima, Lori Viali

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 18-10-2013

Resumo


Resumo: Este artigo contempla o ensino e aaprendizagem da Estatística utilizando a representação tabular de dados e teve como objetivo investigar quais osregistros de representação semiótica que são mobilizados pelos alunos daEducação de Jovens e Adultos (EJA) e quais as principais dificuldades que surgiramnessa mobilização. O suporte teórico é dado pela Teoria dos Registrosde Representação Semiótica de Duval (2003) e por Wainer (1992). O estudo, realizado em uma escola pública do Estado do Pará, ocorreu em trêsetapas, sendo duas de diagnóstico (pré e pós-teste) e uma de intervenção deensino sobre a representação tabular de dados. Comoresultado, verificou-se um desempenho satisfatóriodos alunos sobre a leitura de dados em tabelas e gráficos tendo como referênciao trabalho sobre o assunto de Curcio (1992). Nos níveis básicos eintermediários verificou-se que a maioria dos alunos teve um bom desempenho, masno nível avançado apresentaram dificuldades. Os registros na linguagemnumérica e natural foram os mais mobilizados, mas os alunos apresentaram dificuldadena conversão do registro gráfico para a tabular e vive-versa.Palavras Chaves: Registros de Representação Semiótica. Leitura e Interpretação tabular dedados. Ensino e aprendizagem de Estatística na EJA

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