Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ESTUDO SOBRE AS ISOMETRIAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL RECOMENDADOS PELO PNLD 2011 – 2013.
Maurício de Moraes Fontes, Dineusa Jesus dos Santos Fontes

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O Ensino de Geometria é um tópico da Matemática que tem uma importância fundamental no desenvolvimento cognitivo dos alunos de qualquer nível de ensino da Educação Básica. As principais habilidades proporcionadas pelo estudo da Geometria são a Visualização, Argumentação e a Justificação. O presente informe tem como objetivo verificar se os Livros Didáticos de Matemática do Ensino Fundamental recomendados pelo PNLD (Plano Nacional do Livro Didático) trabalham o tema Isometrias de acordo com as orientações dos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais). A Metodologia utilizada foi a Qualitativa com estudo Exploratório. A amostra foi composta de nove das dez coleções recomendados pelo Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2011 – 2013. Tal programa tem como objetivo selecionar os livros escolares que estão de acordo com as orientações dos PCN para serem adotados pelas Escolas Públicas de todo o Brasil por um período de três anos. Os resultados encontrados nessa pesquisa mostram que apesar da importância do tema em inúmeras aplicações na Matemática, Física, Química, Artes, Engenharias, Arquitetura, etc., apenas uma coleção apresenta o tema de Isometria em todos os volumes de sua coleção de acordo com as recomendações dos PCN. Palavras Chaves: Isometrias. Livro Didático. Matemática. Ensino Fundamental. PNLD 2011 – 2013. PCN.

Texto completo: PDF