Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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A INTRODUÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA NOS LIVROS DIDÁTICOS ATRAVÉS DA GENERALIZAÇÃO DE PADRÕES
Paulo Ferreira do Carmo

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 145
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 25-09-2013

Resumo


A Matemática é um conhecimento importante para os seres humanos, as relações comerciais, a socialização de informações, o mundo do trabalho e muitas outras situações necessitam do conhecimento matemático. A Matemática não se restringe a utilização de números, ela desenvolve uma linguagem simbólica, a linguagem algébrica. A linguagem algébrica nos alunos é iniciada nas escolas de educação básica por volta dos 12 anos (7º ano do Ensino Fundamental) e essa introdução da linguagem algébrica pela utilização da variável como termo desconhecido ou incógnita vem dificultando a aprendizagem dos alunos conforme diversas avaliações externas, tais como SARESP, SAEB, ENEM, e esses indicadores têm divulgado frequentemente o baixo nível de proficiência em Álgebra dos nossos alunos e limitando o significado do uso da variável. O objetivo desta pesquisa é analisar se alguns livros didáticos escolhidos no PNLD-2011 utilizam atividades de generalização de padrões para iniciação da linguagem algébrica, que tem se mostrado em várias pesquisas - Branco (2008), Sessa (2005), Vale e Pimentel (2005), Kaput e Blanton (2005), Fiorentini, Fernandes e Cristóvão (2006) - um caminho interessante para a introdução da linguagem algébrica dando significado para variável. Serão utilizadas as ideias de Sessa (2006) e as categorias de desenvolvimento do pensamento algébrico criada por Silva (2012). A Metodologia de análise será a Análise de Conteúdo desenvolvida por Bardin (2011). A intenção da Análise de Conteúdo é a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção, inferência esta que recorre a indicadores. As análises preliminares vêm mostrando que alguns livros estão utilizando este caminho para introdução da linguagem algébrica

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