Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMAS NO ESTUDO DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU NO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Anderson de Abreu Bortoletti, Alvino Sant´Ana

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Dentre os diversos assuntos estudados na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental, merece grande destaque as Equações de 1º grau. Neste trabalho, apresentamos um Estudo de Caso realizado com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Porto Alegre. Numa turma com 25 alunos, foi utilizada a metodologia de resolução de problemas no estudo das equações. A metodologia da resolução de problemas mostra-se muito eficaz, pois possibilita fugir do uso de exercícios mecânicos e repetitivos. No que diz respeito às equações de 1º grau, essa metodologia leva a um dos grandes objetivos do estudo da álgebra nesse nível de ensino: a modelagem de problemas. Durante o desenvolvimento das atividades, percebeu-se que o uso de situações-problemas foi muito produtivo do ponto de vista do enriquecimento do processo de ensino aprendizagem, pois possibilitou interessantes discussões na sala de aula.


Texto completo: PDF