Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE ÁLGEBRA PARA CRIANÇA MAIS NOVA
Kathelen Ferreira Ribeiro, Pâmela Tavares Barros, Antônio do Espirito Santo Corrêa

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O presente artigo tem com objetivo mostrar como o ensino de álgebra para a criança mais nova pode ser significativo por meio do uso de material concreto. Estudos comprovam a eficácia da aprendizagem quando é introduzida do plano operacional para o plano abstrato, podemos dizer que o plano operacional é o ensino por atividades. Neste mostramos uma pesquisa realizada com alunos entre 3ª e 6ª série onde o instrutor utiliza material concreto para inserir o conceito de números inteiros e adição e subtração, logo em seguida o ensino de equação do 1º grau por meio de um flanelógrafo com peças de feltro e quadradinhos vermelhos e azuis feitos de cartolina, as peças vermelhas e azuis foram apresentadas para os alunos como “peças mágicas”. Após mostrarmos o resultado desta pesquisa propomos atividades de adição, subtração, multiplicação e divisão de inteiros utilizando um dominó matemático de duas cores o vermelho representando o sinal negativo e o azul o sinal positivo, tendo em vista que a aplicação dessas atividades propostas têm como objetivo o ensino da regra de sinais aplicada nas quatro operações citadas anteriormente onde os alunos mais têm dificuldade

Texto completo: PDF