Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O ENSINO DE MATEMÁTICA SOB O OLHAR DOS MESTRANDOS DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO (UNIGRANRIO)
Cíntia Mariza Moreira, Eline das Flores Victer, Jurema Rosa Lopes

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Da análise de dezessete pesquisas relacionadas ao ensino da Matemática, em dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da UNIGRANRIO,  em Duque de Caxias, no período de 2009 a 2012 selecionamos dois temas para a reflexão aprofundada.   São eles: a  História da Matemática e a interdisciplinaridade, tomando como referência a dissertação Uso da Trigonometria como elemento facilitador da aprendizagem das funções Seno e Cosseno: um estudo de caso; e, o ensino de regra de três e  o papel complementar existente entre as noções de  cidadania e abstração, aplicadas ao ensino da Matemática, tomando como referência a dissertação Matemática e cidadania: o ensino da regra três em uma classe do segundo ano do ensino médio noturno.  Em conjunto, estas dissertações ofereceram aos mestrandos a oportunidade de realizarem estudos associadas aos projetos de pesquisa de professores orientadores. Observou-se que o  aprofundamento em comum da discussão sobre o processo de ensino - aprendizagem,  permitiu a articulação de novos saberes, com  a  transformação  das  práticas pedagógicas dos alunos. Concluímos que embora os mestrandos sejam oriundos de um ambiente de trabalho escolar, o qual distingue e delimita o campo disciplinar da Matemática, suas produções no mestrado de  ensino das ciências ajudam a estabelecer um lugar privilegiado para a pesquisa e o exercício de situações de interdisciplinaridade aplicadas às práticas docentes.


Texto completo: PDF