Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS DO PIBID NA ESCOLA PÚBLICA
Elisabete pereira Fernandes, Sandra Regina Paz

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 48
Data: 18-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 16-10-2013

Resumo


O presente relato tem o objetivo de refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem no âmbito da resolução de problemas do campo das estruturas aditivas, partindo do olhar de estudantes da graduação em pedagogia que vivenciam a prática docente na escola pública na condição de bolsistas. A Matemática é uma área do conhecimento em que a maioria dos alunos apresenta dificuldade de aprendizagem. Nesse sentido, é possível apontar, entre os inúmeros problemas ligados a aprendizagem matemática, o fato de que muitos alunos que chegam ao 5º ano da educação básica ainda não tem autonomia para resolver problemas aditivos apesar de terem estudado adição e subtração desde os primeiros anos de escolarização. É possível sinalizar como um dos causadores dessa fragilidade a forma como tem sido organizado o ensino da matemática, ainda focado em conceitos e símbolos que não tem sentido no mundo real. Contudo, a vivência e atuação na escola nos levaram a concluir que por meio de intervenções didáticas sistematizadas é possível intervir nessa realidade e desenvolver nos alunos autonomia na leitura e interpretação de problemas aditivos, além de ampliar neles a capacidade de percepção das relações conceituais presentes num problema.

Texto completo: PDF