Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ETNOMATEMÁTICA E CULTURA- A BELEZA DA ESTRELA DA FELICIDADE
Beatriz Cezar Muller, Lígia Arantes Sad

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O aporte teórico desse trabalho é a etnomatemática, cuja proposta tende a provocar reflexões relacionadas à presença de desenvolvimentos matemáticos em junção com valores culturais. (D’Ambrosio, 2007).

O saber escolar, geralmente, é constituído por parâmetros curriculares homogêneos, em que desconsideram os elementos próprios das diversidades culturais dos aprendizes. (Sacristán e Gómez, 2000). Essa atitude se torna fator de exclusão social e perda de identidade de grupos que optam a negar suas origens em detrimento de outras culturas.

Nessa perspectiva, acompanhamos uma pessoa da comunidade no Município de Marechal Floriano – ES aonde vimos o fabrico de “estrelas”, assim nomeadas por imigrantes alemães que ali se instalaram. Era comum a produção dos enfeites e aos poucos vemos um fim dessa tradição. Eva relatou que alguns chamavam de cofrinho, fabricavam em família, também na época de natal. Sobre a não continuidade, responde que “fazer as estrelas dava muito trabalho e os mais jovens não se interessaram mais na produção”. Essa negação mostra os pontos em que nos fundamentamos quanto ao domínio de um saber em detrimento a outro em busca de uma homogeneidade. A partir desse revivido elemento cultural propusemos uma oficina em que alunos do 9° ano fizeram as “estrelas”, destacando conhecimentos formais da matemática.

Em síntese às reflexões em relação a esse trabalho, invocamos a sensibilidade social de Freire (2002), que considera a cultura uma possibilidade para que o conhecimento seja resultado da investigação entre educandos e educadores, alcançando uma aprendizagem realmente significativa, rompendo com práticas educativas invasivas e sem sentido.

Palavras Chaves: Artesanato. Cultura. Etnomatemática. Educação.

 

Referências

D'AMBROSIO, U. Etnomatemática. Elo entre as tradições e a modernidade, Editora Autêntica, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FREIRE, Paulo. Ação Cultural para a Liberdade. 10 ed. São Paulo: Paz e Terra. 2002.

SACRISTÁN, J. G; GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.


Texto completo: PDF