Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
CAMINHOS PERCORRIDOS NA RECUPERAÇÃO INDIVIDUALIZADA DE CONTEÚDOS COM O TEMA EQUAÇÕES DE 1º GRAU
Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 146
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 05-11-2013

Resumo


O presente artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, que teve como objetivo investigar em que medida uma Sequência Didática, com o tema equações de 1º grau, disponível no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), favorece a recuperação de conteúdos, para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Buscando realizar uma recuperação de conteúdos, estruturou-se uma Sequência Didática, utilizando os recursos advindos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Visando a retomada de ideias, conceitos e procedimentos, utilizaram-se testes adaptativos, materiais de estudos, atividades em softwares, objetos de aprendizagem, vídeos, jogos e atividades online. A Sequência Didática foi disponibilizada no Sistema Integrado de Ensino e Aprendizagem (SIENA), pois este possibilita que os estudantes realizem testes adaptativos, a partir dos quais, é gerado um mapa individualizado que apresenta o desempenho dos mesmos. A partir desse desempenho, sequências didáticas são disponibilizadas para recuperação dos alunos que apresentem dificuldades. Serão apresentados neste artigo os caminhos percorridos por um dos estudantes, participante da pesquisa. Os resultados apontam que o aluno evoluiu no estudo das Equações de 1º grau, principalmente no que se refere à compreensão do conceito de equação de 1º grau como uma igualdade, assim como nos procedimentos para sua resolução das equações.


Texto completo: PDF