Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
DESEMPENHO EM MATEMÁTICA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE MANAUS/AM: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA METODOLOGIA DE ENSINO
Eriberto Barroso Façanha Filho, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 143
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 26-09-2013

Resumo


Esse artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado.O artigo tem como objetivo discutir aspectos ligados à metodologia de ensinopossam estar relacionados ao desempenho em Matemática na Prova Brasil de alunosdos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma Escola Pública de Manaus/AM naperspectiva dos professores e do gestor da escola. A escola foi escolhida porapresentar quedas consecutivas em seus resultados no Índice de Desenvolvimentoda Educação Básica - IDEB, nos anos de 2005, 2007 e 2009. A pesquisa éexploratória de natureza qualitativa, utilizando como instrumentosmetodológicos a aplicação de questionários, análise documental e entrevistas. Oestudo tem como referências pesquisas sobre eficácia escolar. O artigoapresenta uma discussão sobre como a metodologia de ensino dos professores podecontribuir de maneira positiva no processo de ensino e aprendizagem dos alunosna perspectiva dos professores e da gestão escolar.

Texto completo: PDF