Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ANÁLISE DE ERROS: UMA RELAÇÃO INDISSOCIÁVEL
Helena Noronha Cury

Última alteração: 09-12-2013

Resumo


A formação inicial do professor de Matemática tem sido discutida em Fóruns de Licenciatura, em artigos de periódicos ou em eventos da área de Educação Matemática, bem como em documentos oficiais. No entanto, ainda há dificuldades que precisam ser discutidas e, nesse contexto, é conveniente trazer para debate as ideias de Shulman, revisitadas por Deborah Ball e colaboradores, para pensar em propostas para os cursos de Licenciatura em Matemática. Essas propostas podem envolver, por exemplo, a análise dos erros em Matemática, cometidos por estudantes de todos os níveis de ensino, inclusive pelos próprios licenciandos. Defende-se essas ideias e exemplifica-se a proposta com análises de erros já desenvolvidas, em todos os níveis de ensino.


Texto completo: PDF