Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
AS ESCOLAS EVANGÉLICAS LUTERANAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX NO RS E O ENSINO DA MATEMÁTICA
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 55
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O presente estudo é o resultado parcial da tese sobre “o ensino da Matemática nas escolas evangélicas luteranas no início do século XX no RS”. Por meio de um estudo qualitativo e documental, pretende-se analisar o contexto das escolas evangélicas luteranas – missourianas, em nosso Estado, desde seu início até o período de nacionalização do ensino, investigando-se o processo histórico educacional, as publicações e o material didático utilizado no processo de transmissão do saber matemático. Os missourianos empenhavam-se para ao lado de cada igreja, fundar também uma escola. Nessas escolas evangélicas luteranas havia preocupação em se construir um conhecimento vinculado à realidade do aluno e que o ensino da Matemática acontecesse com ênfase no cálculo mental e no estudo aprofundado dos conteúdos, principalmente através da resolução de exercícios com ampliação gradativa do grau de dificuldades. Busca-se, através desta pesquisa, contribuir para a compreensão do processo histórico de ensino e aprendizagem da Matemática.


Texto completo: PDF