Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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OLÍMPIADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA E OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: UMA DAS ANÁLISES POSSÍVEIS.
Josaine Moura Pinheiro

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 246
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O artigo analisa comparativamente as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A OBM é uma competição aberta a estudantes dos três níveis de ensino das escolas públicas e privadas do Brasil e acontece desde 1979; a OBMEP é uma competição aberta apenas a escolas públicas, dirigida aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, acontece desde 2005. As competições são promovidas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada em parceria com Sociedade Brasileira de Matemática. A OBMEP conta com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia e da Educação. A metodologia utilizada foi pesquisa documental, analisando provas do primeiro nível de ambas as olimpíadas, referente aos anos de 2011\2012. Nesses documentos investigaram-se as recorrências discursivas. A base teórica é de inspiração foucaultiana. As análises das provas apontam que a OBM prioriza a matemática escolar. Na OBMEP, as questões se aproximam de problemas do cotidiano, tornando possível resolvê-las, sem ser necessário apenas o conhecimento matemático escolar.

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