Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DIGITAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Carolina Vieira, Viviane Aparecida de Souza, Deive Barbosa Alves, Arlindo José de Souza Júnior

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


No município de Uberlândia, todas as escolas municipais públicas são dotadas de laboratórios de informática assistidos por um profissional da educação com a tarefa de desenvolver materiais didáticos/digitais e apoiar o professor durante suas atividades de ensino e aprendizagem. Questionando a eficiência desses espaços como ambientes de aprendizagem critica com novas tecnologias, propomos um projeto de pesquisa subsidiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), possibilitando que a Universidade e a Escola possam estreitar suas relações no avanço de práticas educativas com tecnologias. Assim, este trabalho tem a intenção de contemplar uma escola pública municipal, nas séries iniciais do ensino fundamental da cidade de Uberlândia, constituindo um coletivo de professores da escola, da universidade e aluno da graduação e pós graduação. O presente estudo tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem, relacionando o uso de tecnologias na prática pedagógica de ensinar e aprender matemática na escola pública, com intuito de trabalhar os conteúdos matemáticos exigidos na Provinha Brasil, bem como desenvolver objetos de aprendizagem que atraiam os alunos para que aos poucos eles possam construir o seu próprio conhecimento, mesmo que estes contenham erros ou acertos e assim o laboratório de informática deixará de servir apenas para resolução de exercícios informatizados e tediosos.

Texto completo: PDF