Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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APLICAÇÕES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ATRAVÉS DE RECURSOS TECNÓLOGICOS NA EJA
Daiane Leal da Conceição, Mariana Basílio, Daniele Galvão Mathias da Costa, Josiane Silva Rita, Kelen Terra do Amaral

Prédio: Prédio 14
Sala: Saguão
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 22-09-2013

Resumo


O trabalho realizado foi uma oficina de matemática financeira, com o uso de tecnologias, realizada com os alunos do Ensino Médio, da modalidade de ensino, Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede pública estadual. A proposta feita aos discentes foi uma simulação de financiamento imobiliário, onde utilizaram os conceitos de juros simples e compostos (dados em aulas anteriores), para analisar e concluir as condições mais viáveis de financiamento de acordo com o seu perfil econômico. Nesta atividade os alunos divididos em grupos representavam famílias, com renda de até dois salários mínimos. Com a hipótese que essa renda tivesse o acréscimo de 30%, as famílias fictícias, utilizaram o simulador de financiamento habitacional, encontrado no site da Caixa Econômica Federal, para pesquisar e analisar, a possibilidade de aquisição de um imóvel com essa renda estipulada. Após a pesquisa foram feitos questionamentos orais entre os grupos a respeito do que devemos levar em consideração durante um processo de negociação. Posteriormente foram feitas atividades com cálculos sobre o total de juros que se incidiriam na compra desse imóvel, o prazo para o pagamento, os valores das prestações e financiamento com ou sem entrada. Por esse público da modalidade de ensino EJA apresentar especificidades que vão além de suas idades cronológicas como: interesses, motivações, experiências, competências, saberes, atitudes particulares, entre outras, que os diferenciam do público do ensino regular, essa proposta visou proporcionar aos alunos situações do seu cotidiano que atendam as orientações indicadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino da matemática, através de caminhos que possibilitem o desenvolvimento das suas competências e habilidades. Direcionando as aulas para o mercado de trabalho e principalmente para a vida, melhorando sua atuação como cidadão e sua inserção profissional. Bem como incentivar o uso de recursos tecnológicos, como instrumentos que podem facilitar e auxiliar as suas práticas cotidianas dentro e fora da escola, transformando as informações adquiridas em conhecimento útil.


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