Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: CONSTRUINDO PONTES
Fabiana Fattore Serres, Mariana Lima Duro, Marcus Vinicius de Azevedo Basso

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 142
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


O Colégio de Aplicação da UFRGS (CAp-UFRGS) desenvolve, desde o ano de 2000, um projeto de oficinas de Matemática em parceria com o Instituto de Matemática da UFRGS (IM-UFRGS) para atender alunos dos Ensinos Fundamental (anos finais) e Médio da escola. Neste trabalho, os alunos de graduação atuam em conjunto com os professores de matemática do CAp-UFRGS e do IM-UFRGS no planejamento e execução de atividades para pequenos grupos de estudantes. Procuramos analisar, via metodologia qualitativa, os limites e possibilidades da contribuição efetiva deste projeto para os alunos que estão aprendendo matemática, para os professores do CAp-UFRGS e na formação de futuros professores de Matemática, à medida que aprendem a ensinar matemática. O que pode-se observar  à partir da análise dos dados obtidos até aqui é uma relevante contribuição na formação dos licenciandos, além disso, os alunos da escola tiveram sua aprendizagem favorecida, à medida que suas dúvidas e opiniões foram ouvidas e valorizadas. Para os professores regentes do CAp-UFRGS, além de proporcionar um espaço de reflexão de suas próprias práticas, estes podem ter maior esclarecimentos a respeito das dificuldades de cada aluno. Sendo assim, avaliamos esta prática como sendo exitosa à todos os envolvidos e propomos sua replicação em diferentes contextos de ensino de matemática.


Texto completo: PDF