Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
ABORDAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE FRACTAIS E RECURSOS TECNOLÓGICOS
Sandra Eliza Vielmo, Francéli Dalberto

Prédio: Prédio 14 LABIN
Sala: Sala 309
Data: 17-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 13-09-2013

Resumo


A partir do tema gerador fractais são propostas algumas atividades relacionadas aos fractais Triângulo de Sierpinski e Floco de Neve de Koch. Inicialmente, estes fractais são gerados através de um processo iterativo com o auxílio do aplicativo GeoGebra. Posteriormente, estes são utilizados para escrever fórmulas gerais, calcular áreas e perímetros de figuras com complexidade crescente, trabalhar com o conceito de sequências, em particular as progressões geométricas, somatório, limites e convergência, bem como as funções exponenciais e logarítmicas. Este trabalho é resultado do projeto de extensão “Fractais e a Geometria Dinâmica no Ensino de Matemática”, vinculado ao FIEX/CCNE/UFSM, cujo objetivo principal visa contribuir na formação continuada dos professores de matemática da educação básica e na formação dos acadêmicos de Cursos de Licenciatura em Matemática, através do uso de recursos tecnológicos em sua prática docente.

Texto completo: PDF