Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM TRIGONOMETRIA SOB O PONTO DE VISTA DE QUEM ENSINA E DE QUEM APRENDE
Nadson de Jesus Lima

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 242
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre o ensino e aprendizagem de Trigonometria, realizada numa turma do 3° ano do Ensino Médio de um colégio da rede pública estadual de ensino localizado na cidade de Feira de Santana, Bahia. A mesma verificou como vem sendo concebido o ensino e aprendizagem de Trigonometria sob o ponto de vista de professores e alunos desse nível de ensino, que trabalham/trabalharam com esse conteúdo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, na qual foram levantadas algumas concepções sobre ensino da matemática, aprendizagem significativa e sobre a história da trigonometria, e para concluir foi realizada uma pesquisa de campo, que consistiu da aplicação de questionários com perguntas abertas sobre o ensino e aprendizagem de trigonometria, no qual envolveu tanto alunos do Ensino Médio, quanto professores de Matemática dessa etapa de ensino. Os resultados encontrados apontam para necessidade de se trabalhar com o conteúdo de trigonometria de forma mais contextualizada de modo que possa atribuir mais significado ao seu estudo, e que em contrapartida seja valorizado os conhecimentos que os alunos já trazem consigo.


Texto completo: PDF