Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
A DIALÉTICA FERRAMENTA-OBJETO E O ENSINO DE ESTATÍSTICA
Camila da Silva Nunes, Arno Bayer

Prédio: Prédio 11
Sala: Sala 148
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta um recorte de um projeto de pesquisa que está em fase de desenvolvimento e tem como objetivo investigar o Ensino de Estatística na Educação Básica, principalmente no que tange as dificuldades de aprendizagem, tendo como aporte teórico a Dialética Ferramenta-Objeto de Douady. Nessa perspectiva faz-se necessário a busca dos conhecimentos antigos dos alunos, para que estes sirvam como ferramentas para desenvolver e agregar novos conhecimentos de Estatística, que é o nosso objeto de aprendizagem. A investigação terá como base a Engenharia Didática, onde uma sequência didática de estatística será desenvolvida com alunos do Ensino Médio. Por fim, após a aplicação dessa sequência, que é a etapa de experimentação com os alunos, vamos analisar os dados obtidos, buscar respostas para a pergunta de pesquisa e divulgar os resultados na comunidade científica. Palavras Chave: Estatística. Ensino. Aprendizagem. Dialética. Ferramenta-Objeto.

Texto completo: PDF