Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
O USO DO QUESTIONÁRIO COMO MEIO PARA IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ESTUDANTES ACERCA DOS CONHECIMENTOS DE GEOMETRIA EUCLIDIANA, ESFÉRICA E HIPERBÓLICA
Wanderley Pivatto Brum, Cristiano Romais

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 241
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 16-09-2013

Resumo


A presente investigação consiste na identificação dos conhecimentos prévios sobre Geometria Euclidiana, Esférica e Hiperbólica, em estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina. Para o reconhecimento das referidas concepções, foi utilizado um questionário semiestruturado, favorecendo a exposição de ideias por meio de textos e desenhos. O pensamento sobre aprendizagem significativa estudada por Ausubel e seus colaboradores foi o aporte teórico utilizado para reflexões e discussões a partir dos dados coletados. O estudo revelou diversas lacunas e fragilidades conceituais nas concepções dos estudantes sobre geometria.


Texto completo: PDF