Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

Tamanho da fonte: 
REPRESENTANDO, MANIPULANDO E EXPLORANDO CONCEITOS GEOMÉTRICOS: EXPERIÊNCIA COM UM PROJETO DE EXTENSÃO.
Jany Santos Souza Goulart, Luiz Marcio Santos Farias, Luiz Marcio Santos Farias

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 144
Data: 18-10-2013 09:00 – 12:00
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


RESUMO

A expansão das ações universitárias nos três eixos: ensino, pesquisa e extensão, proporcionaram o desenvolvimento em diferentes campos científicos. Vimos aparecer uma significativa quantidade de programas institucionais, produção científica e ações extensionistas; porém os ecos destas pesquisas necessitam ser refletidos e ampliados. Nesta linha, este trabalho visa apresentar e descrever algumas atividades que foram desenvolvidas com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Feira de Santana, onde os saberes geométricos se materializavam e interagiam com objetos do nosso entorno, proporcionando aos alunos deste nível desenvolver a argumentação lógica, aspectos de visualização e aplicabilidade da geometria no cotidiano, permitindo assim uma maior aproximação entre o abstrato e o concreto. O uso de materiais manipuláveis de baixo custo foi a ferramenta utilizada para que tais habilidades fossem desenvolvidas nas atividades propostas, durante todas as etapas de execução. Observou-se um progresso gradativo e significativo dos alunos no que diz respeito à compreensão dos saberes geométricos. Para tal, recorremos a uma abordagem descritiva com o intuito de aproximar os leitores do referencial teórico, da metodologia e das discussões envolvidas no projeto.

 

Palavras-chave: Registros de representações. Geometria. Aprendizagem. Extensão. Materiais concretos.

 


Texto completo: PDF