Portal de Eventos da ULBRA., VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática - 2013

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RELAÇÕES ENTRE CONTEÚDO CURRICULAR E COTIDIANO FINANCEIRO: A FUNÇÃO SOCIAL DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Lisani Wiethölder Stahlhöfer, Marlise Heemann Grassi, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 242
Data: 17-10-2013 16:00 – 17:30
Última alteração: 11-09-2013

Resumo


A presente pesquisa intervenção foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e teve como objetivo central investigar possibilidades de modificação de comportamento do consumidor através do desenvolvimento de uma proposta de matemática financeira. A questão que orientou as etapas do trabalho foi “Como alunos de oitavo ano do ensino fundamental reagem à proposta de ensino envolvendo análise crítica de situações e condições de aquisição de bens e produtos?” A prática pedagógica investigativa foi realizada numa escola de ensino fundamental do município de Lajeado. Os participantes da pesquisa intervenção foram os 19 alunos matriculados no oitavo ano. O estudo de natureza qualitativa, com algumas abordagens quantitativas, foi realizado no decorrer de uma prática pedagógica caracterizada como um estudo de caso. As informações foram obtidas a partir de registros realizados em locais visitados, da análise comparativa dos registros, de entrevistas com os pais, de relatórios e produções individuais e grupais. Os resultados, apresentados e discutidos com os pais em reunião, oferecidos às pessoas que contribuíram com a pesquisa e expostos no quadro mural da escola revelaram que o trabalho motivou alunos e pais a pesquisar preços, a repensar sobre seus gastos e investimentos e a modificar alguns hábitos gerados pelo apelo consumista. Os alunos participantes revelaram grande aceitação da proposta, envolveram-se nas atividades e manifestaram intenções de considerar as aprendizagens no seu cotidiano, permitindo entender que a função social do ensino da Matemática pode ser cumprida se o currículo estabelecer relações com a realidade dos educandos.

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