Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Jessica da Silva Miranda, Felipe Antonio Moura Miranda, Mauricio de Moraes Fontes

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O Ensino de função do segundo grau é parte integrante do saber Matemático e como tal possui muitas aplicações dentro da matemática (Cálculo, Geometria Analítica, etc.,) assim como fora dela, como por exemplo (Movimento Uniformemente Variado – na Física, etc.,). O presente trabalho tem por objetivo analisar descritivamente as sessenta atividades de função do segundo grau em um livro didático do primeiro ano do Ensino Médio, levando em consideração a teoria de registro de representações semióticas, e verificar o tipo de problemas que as caracterizam (aberto ou fechado), o tipo de tratamento predominante (algébrico, gráfico ou numérico), as conexões com outras áreas de ensino e finalmente as conversões e tratamentos presentes em cada questão. A amostra foi intencional tendo em vista que analisamos todas as questões que envolvem função do segundo grau no livro do primeiro ano do Ensino Médio recomendado pelo PNLD 2015. A Metodologia utilizada foi qualitativa com estudo descritivo. Os resultados mostram uma predominância de problemas abertos e da conversão da linguagem natural para o algébrico.


Texto completo: PDF